quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MÚSICAS PARA A ROTINA ESCOLAR



         

Chegada

Bom dia Amiguinho

Bom dia amiguinho, como vai?
A nossa amizade cresce mais!
Faremos o possível para sermos bons amigos!
Bom dia amiguinho, como vai?



Chamada:
Olá , Maria

Olá (nome do colega)!
Boa tarde (nome do colega)!
Que bom que você veio gosto muito de você!




Dia da semana:
Hoje é

Hoje é ________, que dia feliz!
(dia da semana)
Tantas coisas bonitas a tia nos diz!
Cantemos felizes, a canção do dia!
Hoje é _________, dia de alegria!
(dia da semana)


Tempo:

Janelinha do tempo

A janelinha fecha quando está chovendo!
A janelinha abre se o sol está aparecendo!
Fechou, abriu, fechou, abriu, fechou, abriu!

O guarda-chuva abre quando está chovendo!
O guarda-chuva fecha se o sol está aparecendo!
Abriu, fechou, abriu, fechou, abriu, fechou!


Higiene:
Vamos lavar as mãozinhas
Que é hora de merendar
Pois não se deve comer
Sem as mãozinhas lavar
Lá, lá, lá.


Lanche/ Agradecimento:
É hora de lanchar

É hora de lanchar
É hora de alegria
É só acompanhar
O que diz a melodia
Vamos comer nhá, nhá
nhá, nhá, nhá
Vamos beber glu, glu, glu
glu, glu, glu
Vamos bater palmas plá,
plá, plá, plá
Vamos bater o pé, pé,

Agradecimento:
Papai do céu muito obrigado pelo alimento que vamos comer amém.
Bom apetite amiguinho.



Fila:

Eu já sei fazer a fila, eu já sei o meu lugar, fico atrás do coleguinha esperando a fila andar.


Guardar brinquedos:
A salinha arrumar

Está na hora, amiguinhos
Vamos todos terminar
Nossos lindos trabalhinhos
E a salinha arrumar.

Tudo, tudo guardadinho
Tudo, tudo em seu lugar
Vamos todos amiguinhos
A salinha arrumar.


Roda de conversa:


Roda, roda, roda

Roda, roda, roda
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Carangueijo peixe é?
Carangueijo não é peixe...carangueijo peixe é
Carangueijo só é peixe na enchente da maré
olha palma, palma, palma
olha pé, pé, pé
olha roda, roda, roda
Carangueijo peixe é.

Hora da historia:
Uma historia bem bonita tia (nome da professora) vai contar, fiquem todos bem quietinhos para a tia escutar...
Final da historia: e a historia entrou pela portinha e saiu pela outra, quem souber que conte outra !!



Hora de relaxar:
Quando chego do recreio

Quando chego do recreio
Cansadinho de brincar
Na mesinha eu me deito
Pra que eu possa descansar.

E eu fecho os olhinhos
E começo
E começo a sonhar
É o meu mundo de sonho
Quero nele morar

Vejo fadas e anões
Vejo bruxas e dragões
Borboletas, passarinhos
Vejo flores e bichinhos.
(Ritmo: Terezinha de Jesus)

Parque:

Hoje é dia de parquinho
Só vai, só vai
Quem ficar bem quietinho
Quem estiver de baguncinha
Não vai, não vai
Vai é pro feião
Não vai, não vai
Quem estiver de baguncinha.



Despedida:
TCHAU

Na hora da saída

Vou pra casa sem demora

Mamãe está esperando

Eu preciso ir embora

Oh! Meu prezinho,

Meu segundo lar

Para todos adeusinho

Amanhã eu vou voltar.


Palavrinhas Mágicas: 


Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?


 

Vocês como professores o que acham da música na educação infantil? Qual a importância de se cantar uma música todo dia na escola?


2 comentários:

  1. A música na Educação Infantil é fundamental para que todos os eixos no campo de experiência seja desenvolvido. A música possibilita desenvolver o pensamento, a fala, a imaginação com os movimentos, gestos de acordo com cada música trabalhada. Trabalhamos a lateralidade, psicomotricidade e até mesmo o cognitivo. Música é expressão... Só achei triste vocês não terem colocado os ritmos de cada música, como fizeram com "Quando eu chego do recreio". Bora colocar??? Grande abraço. Professora Tia Tetéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção... ... todos os eixos do campo de experiência sejam desenvolvidos (plural). Desculpe-me...

      Excluir